The pursuit of happiness

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Terra do Não

"Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo." C. S. Lewis

Consciente da minha finitude, procuro razões para ser e existir, se é que existe razão para tal  distinção. Nas prateleiras da fé, posso escolher meu remédio. Remédio bom ou placebo? Qual será a dose do dia?

Para eliminar a solidão, o amor. Para enfrentar a dor, a medicina. Para encarar o fim, minha sina, a religião. Para cada limitação, uma superação, e para cada superação, uma lição. Levo a vida aprendendo a vivê-la,  mas boa parte do que hoje sei só servirá para a próxima geração.

Vim num Outubro, mas não sei em qual dos Doze eu vou. Sei apenas que vou. Fim de tudo ou outro mundo? Nesse intervalo chamado vida, escolhi aprender e tenho aprendido a escolher. Posso abraçar ou me afastar; levar ou deixar; aceitar ou rejeitar. As tristezas na vida parecem decorrer de más escolhas ou da impossibilidade de escolher. 

Lembrei-me do criminoso arrependido ao lado de Jesus. Sua vida era pesada pois carregava suas culpas pessoais e pertences alheios. Na sua cruz final, porém, pouco ou nada tinha senão um resto de ar disputado pelos seus pulmões e pela sua garganta. Ele escolheu usar sua voz para pedir perdão por uma vida cheia de erros. Jesus, mesmo pendurado no madeiro, tinha o poder de perdoar pecados, e, com a "graça do seu ar", pronunciou sua sentença: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso...".

O paraíso ao qual Cristo se referia era o outro mundo conhecido pelos pais da fé como a Terra do Não*. Não? Não mais dor, não mais lágrimas, não mais fome, não mais sede, não mais guerras, não mais destruição, não mais solidão, não mais todos os "nãos" que a vida nos diz. Não sei ao certo como descrever esse lugar, talvez João saiba dar mais detalhes. O pouco que sei - e que já faz toda a diferença - é quem mora lá.
Tudo o que a gente mais deseja
Mesmo não sabendo bem do que se trata
Tudo o que é sorriso de felicidade
A gente encontra no mesmo lugar.
(Crombie)
*Use sua imaginação e, por favor, não procure esse nome na Bíblia!

Um comentário:

Higor Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.