The pursuit of happiness

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sucesso: eles nos enganaram

Quem é o maior inimigo do ser humano? Você já deve ter feito essa pergunta e talvez até encontrado sua resposta. Sem entrar em questões espirituais e sem ter a pretensão de propôr "a resposta", queria apontar um dos inimigos: a informação! Na verdade, o excesso de informações e estímulos estressantes que não são devidamente processados e que geram ansiedade e os seus males decorrentes.

Quantos cursinhos levantam a bandeira do sucesso, escola de idiomas afirmar que você tem que falar 5 línguas para ser alguém na vida, um certo professor sem nenhuma didática afirma que o aprednziado deve ocorrer sobre pressão e que "a diferença do carbono grafite para o diamante é a pressão" (meus ex-colegas sabem de quem eu estou falando, não tenho mais nada contra esse professor até porque passei bem na matéria). Esse professor só se esqueceu de falar que o grafite tá em todo lugar e nas mãos dos estudantes, coopera para o bem da nação, já o diamante só pode ser avistado de longe, é solitário e vive em locais escuros cercado de segurança.

Em viagem a São João Del Rey comprei um marcador de livros com uma citação do Einstein: "procure ser um homem de valor e não um homem de sucesso." À parte julgamento sob seu valor, ele foi um homem de sucesso. É a famosa estória das borboletas que procuram um jardim bem cuidado, ou seja, "não caçe borboletas".

O resultado de tanta enganação são pessoas que olham para si e concluem que tem tudo para se sentir bem, mas estão de mal a pior. Vivem com medo de perder o posto, tem dificuldade de se relacionar e sofrem da Síndrome do Pensamento Acelerador (esse eu estou tratando). É engraçado que eu aprendi muito mais inglês quando relaxei, assisti vídeos, abri mão da minha vergonha e dialoguei
com estrangeiros do que na pressão do "você precisa de inglês para ter sucesso".

Por isso hoje rejeito status profissional e tenho nojo de programas do tipo o aprendiz. Profissão boa é que te traz motivação e te proporciona qualidade de vida. E se houver algum problema nesse último aspecto, tratar é sempre a melhor escolha.

Abraços,
ThiagoPX

Um comentário:

Bianca disse...

Ora, ora... um blog ativo!
Muy bien!


"Profissão boa é que te traz motivação e te proporciona qualidade de vida."

Ando cercada de pessoas mergulhadas neste contexto. Pessoas muito próximas... uma delas inclusive passou três dias internada por estresse emocional.

Onde está a nossa crítica sobre a realidade do trabalho quando mais precisamos dela?

Ninguém enxerga que este Sistema tem problemas seríssimos e precisa ser subvertido??

Sei que há gente refletindo e questionando isso... mas gostaria que fosse um questionamento tão popular quanto é a reclamação dos muitos impostos ou do juiz de futebol que marca o jogo erradamente.

bom texto... colhi diversas verdades nele.

E que o trabalho seja mais uma atividade prazeroza e um ambiente fértil para nossas potencialidades particulares...

Pelo menos seria bom, né?!

bjão, PX.

PS> Ninguém merece "O Aprendiz" mesmo... é surreal!